segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Das letras à Pasárgada...
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Distribuição dos trabalhos
1 - TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO - Profª. Conceição Rego (UPE) (sala 42)
2 - REPERCUSSÕES DANTESCAS NA LITERATURA BRASILEIRA - Gibson Monteiro (UFSC) (sala do conselho)
3 - O DESAFIO DO LITERÁRIO: DO LINGUÍSTICO AO ESTÉTICO. - A PERSONAGEM NA FICÇÃO - Vinicius Pascoal (UPE/FFPNM) (sala 43)
4 – ESPANHOL COM SABOR NORDESTINO – Jean Lima (sala 49)
5 – INTELECÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - Profª. Anahy Zamblano (sala 38)
OFICINAS:
1 - LA POESIA DE ANTONIO MACHADO Y LA MÚSICADE JOAN MANUEL SERRAT - Iaranda Barbosa (UFPE) (sala 43)
2 - A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – Cristiane Lucia da Silva (UFPE) (sala 38)
3 - LOS HETEROSEMANTICOS: LA RELACIÓN SEMANTICA ENTRE EL PORTUGUES Y EL ESPAÑOL - Érica Priscila Araújo da Costa e Aline Cristina da Silva (UFPE) (sala 42)
4– NO PAÍS DO FUTEBOL, MEU CANTO É A LITERATURA – Thiago Sá (TDA Litterae) (sala 36)
COMUNICAÇÕES:
1 - CÁLCULO RENAL - Wanessa Loyo (UFPE) (sala 36 – 1º)
2 - MANGUE DE MUITOS RECIFES - Gleidston Vitor (FAFIRE) (sala 36 – 2º)
3 - CONSTRUÇÃO DO DISCURSO IDEOLÓGICO ACERCA DA MULHER ATRAVÉS DO USO DO DIMINUTIVO - Diego Alexandre e Manoel Erminio (UFPE) (sala 36 – 3º)
4 - (IM)POLIDEZ NA ESCRITA: O ARTIGO CIENTÍFICO - Marcelo Augusto Mesquita (UFPE) (retroprojetor) (sala 36 – 4º)
5 - O ATO DE LEITURA E AS PREFERÊNCIAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS NESTA PRÁTICA - Israel da Silva Oliveira (UEPB), Mayara Barreto Arruda (UEPB), Mirelly Renally da Silva Azêvedo (UEPB), Renalle Meneses Barros (UEPB). (sala 38 – 1º)
6 - UM MERGULHO PELA NOITE DE CAIO FERNANDO ABREU: DO (HOMO) EROTISMO AO AMOR - Emerson Silvestre (Faculdade São Miguel) (retroprojetor) (sala 38 – 2º)
7 - UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CASTRO ALVES E OLAVO BILAC: O ENTRELAÇAMENTO POÉTICO ENTRE PONTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES - Solanielly da Cruz Aguiar (UEPB), Rosineide Pereira Barbosa (FAINTVISA), Francisco Moreira Luna Neto (UESC). (retroprojetor ou data show) (sala 38 – 3º)
8 - ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM CHICO BENTO - Gecimara Ferreira da Silva, Nísia Rebeca Melo Silva (UEPB) (data show) (sala 38 – 4º)
9 - O MAR QUE ARREBENTA NO ESTRANGEIRO: SÍMBOLOS DE LIBERDADE E SAL EM O NAVIO, DE OSMAN LINS - Danuza Kryshna da Costa Lima (Faculdade São Miguel) (sala 42 – 1º)
10 - (IM)POLIDEZ NO DISCURSO PEDAGÓGICO: AS AULAS CHAT - Luana Antero de Melo (UFPE) (sala 42 – 2º)
11 - ENTRE A CIÊNCIA E O SENSO COMUM: CONTRADIÇÕES NO DISCURSO DE ALUNOS DE EAD – Leonardo Gueiros (UFPE) (sala 42 – 3º)
12 - O RETRATO HISTÓRICO DO RECIFE NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA - Fernanda Souza (UFPE); Rafael Freire (UFPE – História) (sala 42 - 4º)
13 - IMITANDO PLAUTO: O DIALOGISMO NA OBRA O SANTO E A PORCA DE ARIANO SUASSUNA - Renata Araújo, Severino Rodrigues (UFPE) (sala 43 – 1º)
14 - RELAÇÃO ENTRE A POESIA SATÍRICA DE GREGÓRIO DE MATTOS E AS CANTIGAS SATÍRICAS MEDIEVAIS - Felipe Augusto Santana do Nascimento (UFPE) (sala 43 – 2º)
15 - CANTIGAS TROVADORESCAS MEDIEVAIS E O REPENTE NORDESTINO - Danielle Marinho (UFPE) (sala 43 – 3º)
16 - O EMBONDEIRO QUE SONHAVA PÁSSAROS: A MEMÓRIA E A IDENTIDADE ATRAVÉS DA PALAVRA - Flávio Junior da Silva (UFRN) (sala 43 – 4º)
terça-feira, 20 de outubro de 2009
INSCRIÇÕES
PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO:
(somente serão aceitos os depósitos identificados efetuados na conta do Banco do Brasil)
1. Escolha o pacote que perfaça tua necessidade. As datas devem ser levadas em consideração, porque não serão aceitos depósitos de valores que não correspondam às suas respectivas datas.
Não aceitaremos cheques no dia do credenciamento.
2. Efetue um depósito identificado, que conste teu nome no Banco do Brasil, em favor de:
BANCO DO BRASIL
Nome Vanessa Silva de Lima
AG: 3613-7
CC: 43.060-9
* O nome que sairá no comprovante é de um membro da Executiva Pernambucana de Estudantes de Letras
- Depósitos identificados estão disponíveis somente nos caixas não eletrônicos.- Se houver qualquer dificuldade com essa modalidade de depósito identificado, procure outra agência.- Depósitos feitos em caixas eletrônicos serão desconsiderados.- Depósitos que não forem identificados serão desconsiderados.
3. Copie e preencha a ficha de inscrição.
4. Escaneie o comprovante de depósito identificado.- A ficha de inscrição precisa ser enviada em arquivo do Word (formato DOC) com o comprovante de depósito identificado (formato JPEG) no mesmo documento inserido como figura.- Arquivo do Word precisa ser composto pelo nome completo do inscrito.
5. Envie a ficha de inscrição e o comprovante de depósito identificado para o endereço: epeel2009@yahoo.com.br e espere confirmação.
DICAS - III EPEEL
1) Tragam a cópia de comprovante ou declaração de matrícula, documento de identidade e o comprovante de seu depósito.
2) Os alojamentos NÃO são mobiliados. Portanto, tragam colchonetes.
3) Não serão permitidas barracas no interior dos alojamentos.
4) Tragam material de higiene pessoal.
5) Saibam dividir seu tempo entre compromissos acadêmicos e outras atividades.
A Comissão Organizadora do III Encontro Pernambucana dos Estudantes de Letras (EPEEL) faz saber a todos os encontristas:
- o/a encontrista é o/a único/a responsável por seus atos e sua integridade física, estando a Comissão Organizadora isenta de tal responsabilidade;
- o/a encontrista é o/a único/a responsável por seus pertences, estando a Comissão Organizadora isenta de tal responsabilidade;
- a Comissão Organizadora se responsabiliza pelo alojamento daqueles que pagaram para tal apenas durante o período do encontro, sendo terminantemente proibida a estadia de participantes nos alojamentos antes das 8h do dia 11/12/2009 e depois das 18h do dia 13/ 12/2009;
- os participantes que quiserem fazer apresentações (dança, poesia, teatro, etc.) devem entrar em contato com a Comissão Organizadora com antecedência para solicitar espaço, horário e equipamento, para que estas não desrespeitem a programação oficial do encontro.
- o consumo e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos são proibidos por lei e, portanto, se o/a encontrista se encontra nesta condição, não poderá comprar e nem consumir bebidas alcoólicas;
- cada pulseira de identificação representa o pagamento da inscrição, estando proibida, nos alojamentos/restaurante universitário, a permanência de participantes que não pagaram por estes;
- não haverá restituição do valor da inscrição ao participante em nenhuma circunstância;
- é terminantemente proibido montar barracas fora da área de camping oferecida pela Comissão Organizadora;
- é proibida a entrada no alojamento de pessoas portando bebidas alcoólicas;
- é proibido portar utensílios explosíveis e/ou inflamáveis bem como armas no campus universitário.
- poderá ser descredenciado/a o/a participante que for encontrado com um dos itens proibidos já citados acima; depredar a estrutura física do encontro e/ou provocar danos aos materiais utilizados pelas empresas contratadas para o EPEEL, sob pena de incidir no delito do art. 163, parágrafo único, III do Código Penal Brasileiro (dano qualificado); provocar brigas no encontro, o que poderá configurar crime descrito no art. 129 do Código Penal Brasileiro ou contravenção penal do art. 21 do Decreto-Lei n. 3.688/1941; utilizar aparelho de som ou semelhantes em volume alto nos alojamentos, ou fora dos horários permitidos;
- não será permitida, sob quaisquer circunstâncias, a entrada de pessoas não-credenciadas nas festas realizadas pela Comissão Organizadora.
- qualquer problema deverá ser comunicado imediatamente a um membro da Comissão Organizadora.
- os casos omissos neste termo serão julgados pela Comissão Organizadora.
INSCRIÇÕES DE OFICINAS
Os resumos das atividades deverão conter o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 1.200 (contando-se espaços em branco). O resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e 2,5 nas margens (inferior, superior, esquerda e direita).
O projeto deve constar o resumo da atividade, o número de pessoas para quem pode ser oferecido, tempo total de duração (2, 4 ou 6 horas), fazer referência aos materiais necessários à apresentação, exemplo: retro projetor, som, vídeo, sujeitos a confirmação da disponibilidade. O título do projeto deve constar na primeira linha do resumo: centralizado, caixa alta, tamanho da fonte 12, em negrito.
Abaixo, alinhado à direita devem constar os nomes do(s) autor(es), indicando-se entre parênteses a sigla de sua instituição de origem. Na linha posterior ao nome deve iniciar-se o corpo do resumo, esse corpo do texto que estará sujeito à contagem de caracteres. Ao fim do resumo faz-se necessário o destaque de três a cinco palavras-chave. Em caso de dúvidas quanto ao envio dos resumos, ou qualquer dúvida com relação à proposição de oficinas entre em contato com a comissão cultural do evento através do e-mail: epeel2009@yahoo.com.br.
INSCRIÇÕES DE COMUNICAÇÕES / MINICURSO
Os resumos das atividades deverão conter o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 1.200 (contando-se espaços em branco). O resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e 2,5 nas margens (inferior, superior, esquerda e direita).
O título do trabalho deve constar na primeira linha do resumo: centralizado, caixa alta, tamanho da fonte 12, em negrito. Abaixo, alinhado à direita devem constar os nomes do(s) autor(es), indicando-se entre parênteses a sigla de sua instituição de origem. Na linha posterior ao nome deve iniciar-se o corpo do resumo, esse corpo do texto que estará sujeito à contagem de caracteres. Ao fim do resumo faz-se necessário o destaque de três a cinco palavras-chave.
Na última linha da folha deve-se fazer referência aos materiais necessários a apresentação, exemplo: retro projetor, som, vídeo, sujeitos a confirmação da disponibilidade. Seguido a isso indique a modalidade de sua apresentação.
Poderão ser proponentes de comunicações e oficinas alunos de graduação e Pós-Graduação, bem como professores da rede pública ou particular, de ensino fundamental, médio ou superior.
Uma mesma pessoa só pode apresentar um trabalho, seja de que categoria for.
Em caso de dúvidas quanto ao envio dos resumos, ou qualquer dúvida com relação à proposição de atividades entre em contato com a comissão acadêmica do evento através do e-mail.
E-mail para envio de trabalhos: epeel2009@yahoo.com.br
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Atraso no início das Inscrições
Nossas inscrições ainda não iniciram por conta de uma dificuldade de percurso. Estamos para finalizar a questão da conta para depósito das inscrições, porém os bancos estão ainda em GREVE, o que impossibilita este trabalho.
Acreditamos que no máximo dia 20 de outubro as inscrições serão iniciadas.
Agradecemos,
C. O. do III EPEEL
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Professores
Prof. Alberto Poza
Prof. Antony Bezerra
Profª. Virgínia Leal
Prof. Angelo Monteiro
Profª. Angela Dionisio
Profª. Anahy Zamblano
NOVA PROGRAMAÇÃO
Em virtude da mudança de data, reorganizamos a programação...
Sexta (11/12)
8:00 às 12:00h – Credenciamento
12:00 às 13:30h – Almoço
13:30 às 14:00h – Momento Cultural
14:00 às 16:00h – Mesa: LITERATURA
16:00 às 18:00h – Comunicações
18:00 às 19:30h – Jantar
20:30 às 21:30h – Plenária Inicial
21:30 às 22:30h – Sarau
23:00 às 02:00h – CULTURAL
Sábado (12/12)
07:00 às 08:30h – Café da manhã
08:30 às 11:30h – Minicursos
11:30 às 13:00h – Almoço
13:00 às 15:00h – Oficinas
15:00 às 17:00h – Mesa: LINGUÍSTICA
17:00 às 19:00h – GD’s
19:00 às 20:30h – Jantar
20:30 às 22:30h – Mesas Culturais (teatro, música, cinema, dança)
23:00 às 02:00h – CULTURAL
Domingo (13/12)
07:30 às 09:00h – Café da manhã
09:00 às 12:00h – Minicursos
12:00 às 13:30h – Almoço
13:30 às 14:00h – Momento Cultural
14:00 às 16:00h – Mesa: LÍNGUA ESTRANGEIRA
16:00 às 18:00h – Plenária Final
18:00h – Entrega de certificados
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Evocação do Recife
Manuel Bandeira
Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritssatd dos amadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois -
Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história nem literatura
Recife sem mais nada
Recife da minha infância
A Rua da União onde eu brincava de chicote-queimado e partia as vidraças
[da casa de Dona Aninha Viegas
Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincenê na ponta do nariz
Depois do Jantar as famílias tomavam a calçada com cadeiras, mexericos,
[namoros, risadas
A gente brincava no meio da rua
Os meninos gritavam:
Coelho sai!
Não sai!
A distância as vozes macias das meninas politonavam:
Roseira dá-me uma rosa
Craveiro dá-me um botão
(Dessas rosas muita rosa
Terá morrido em botão...)
De repente
nos longes da noite
um sino
Uma pessoa grande dizia:
Fogo em Santo Antônio!
Outra contrariava: São José!
Totônio Rodrigues achava sempre que era São José.
Os homens punham o chapéu saíam fumando
E eu tinha raiva de ser menino porque não podia ir ver o fogo
Rua da União...
Como eram lindos os nomes das ruas da minha infância
Rua do Sol
(Tenho medo que hoje se chame do Dr. Fulano de Tal)
Atrás de casa ficava a Rua da Saudade...
...onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora...
...onde se ia pescar escondido
Capibaribe
- Capibaribe
Lá longe o sertãozinho de Caxangá
Banheiros de palha
Um dia eu vi uma moça nuinha no banho
Fiquei parado o coração batendo
Ela se riu
Foi o meu primeiro alumbramento
Cheia! As cheias! Barro boi morto árvores destroços redomoinho sumiu
E nos pegões da ponte do trem de ferro os cablocos destemidos em jangadas
[de bananeiras
Novenas
Cavalhadas
Eu me deitei no colo da menina e ela começou a passar a mão nos meus
[cabelos
Capibaribe
- Capibaribe
Rua da União onde todas as tardes passava a preta das bananas com o xale
[vistoso de pano da Costa
E o vendedor de roletes de cana
O de amendoim
que se chamava midubim e não era torrado era cozido
Me lembro de todos os pregões:
Ovos frescos e baratos
Dez ovos por uma pataca
Foi há muito tempo...
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errado do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
A vida com uma porção de coisas que eu não entendia bem
Terras que não sabia onde ficavam
Recife...
Rua da União...
A casa de meu avô...
Nunca pensei que ela acabasse!
Tudo lá parecia impregnado de eternidade
Recife...
Meu avô morto.
Recife morto, Recife bom, Recife brasileiro como a casa de meu avô
Rio, 1925